Conteúdo de valor não vai salvar sua falta de audiência

mar 15, 2023 Conteúdo em pauta

Produza conteúdo de valor e o resultado virá…”, ou, no depoimento de cases de sucesso: “Publiquei muito conteúdo ‘bosta’ antes de conseguir a relevância que tenho hoje…”.

Você certamente já ouviu essas duas frases. E não é que elas estejam erradas, mas também não estão completamente certas.

Conteúdo de valor é algo tão subjetivo que é comum que nossas produções mais banais ganhem mais destaque do que aquelas em que apostamos toda nossa estratégia.

Além disso, existe uma problemática ainda maior: seu conteúdo pode ser “perfeito”, mas se não for visto pelo público certo, a chance de “flopar” é grande.

Então, sim, invista em aprimorar sua produção de conteúdo sempre; mas não caia no discurso simplista de que se hoje você não alcança o resultado desejado seu conteúdo é ruim.

Para validar seu material, valide também quem o acessa.

Conheça algumas variáveis dessa análise a seguir.

Produzindo para o Linkedin

Quem acompanha a rede sabe o quanto o alcance do Linkedin é favorável para a produção de conteúdo. A lógica é a seguinte: você publica um post ou artigo e, consequentemente, impacta todas as suas conexões na rede e as conexões de quem interagir com a sua publicação (curtindo, comentando ou compartilhando).

Essa é a grande vantagem: quanto mais pessoas interagirem na sua publicação, maior será o alcance do seu conteúdo, e, acredite, poderá alcançar números realmente surpreendentes.

No caso desta rede em si, o “bom conteúdo” pode, de fato, te levar ao topo. Mas bom conteúdo pra quem?

Já vi pessoas aumentando sua audiência na rede por um artigo cujo assunto era tão familiar ao senso comum e autêntico que foi curtido e compartilhado por muitas pessoas. É o momento em que um perfil de menos de 1.000 conexões decola e alcança milhares de leitores. Mas ressalta-se: nem sempre um público qualificado para o tipo de diálogo que a pessoa pretende conduzir na rede.

O aumento da audiência, claro, aumenta bastante as possibilidades do autor. Mas, caso tenha um objetivo bem definido (seja fechar negócios ou fortalecer seu marketing pessoal), dedique tempo para definir uma estratégia para criar conexões com pessoas interessadas no que tem a compartilhar ou no seu serviço em questão.

Com determinado “conteúdo de valor”, você pode sim aumentar seu número de seguidores sem sequer agir de acordo.

Mas minha dica: não espero inativamente por essa virada apenas com a produção de “bom conteúdo”. Tome a frente na criação de networking e no aumento da sua audiência (o mais qualificada possível) para que seus conteúdos impactem cada vez mais potenciais parceiros/clientes/recrutadores.

Produzindo para o Instragam

Essa rede exige uma dose de talento extra. Não importa quão incrível você seja, seu conteúdo é exibido para uma parcela limitada do seu público no Instagram e é fundamental que você estimule a todos para que ativem suas notificações e interajam com suas publicações para que seja possível aumentar seu engajamento.

Para crescer na rede, o uso de anúncios (de forma estratégica e focando em um público específico) é muito recomendado. Outros perfis, geralmente de marcas autônomas, já provaram ser possível crescer na rede de forma orgânica, mas apostaria ser um caminho viável para marcas pessoais e pouco estratégico para empresas que, naturalmente, não conseguem trazer tanto essa personalização para o perfil.

Em geral, defendo a estratégia de mídia como extremamente bem-vinda para potencializar seus resultados, atraindo a audiência certa para a sua comunicação.

Novamente: você pode ter conteúdos incríveis ali, mas se possui pouca audiência e, especialmente, uma audiência desqualificada, dificilmente atrairá resultados. Aqui, de forma alguma estimulo a busca incessante por aumentar número de seguidores, mas um cuidado estratégico para estabelecer relacionamentos que estejam conectados com os seus objetivos.

Produzindo para Blog

Aqui é inevitável falar de SEO, né? Embora também se aplique a outros canais, para a comunicação em Blog, definitivamente, não basta que o conteúdo seja BOM.

Como uma pessoa apaixonada pela escrita e por todas as licenças poéticas possíveis, reconheço que é chatinho se prender a regras de otimização. Mas sempre gosto de lembrar da ideia de “ajude o Google a te ajudar”.

Não importa quão bom seja seu conteúdo, se você não tiver uma audiência já consolidada, ele precisa atender a alguns critérios de otimização para que seja ranqueado pelo Google, identificado pelas suas palavras-chave em questão e exibido à audiência interessada no assunto.

Isso é lindo: você joga seu textão lá, em meio a esse universo ilimitado da Internet, mas por alguns cuidados extras, alinhado a um bom material (claro) que seja, aos poucos, validado pelos seus leitores, seu conteúdo pode crescer exponencialmente.

Uma simples mudança de título ou de meta descrição ou de legenda da imagem (dentre outros), às vezes já é responsável por um crescimento expressivo no número de exposição e leitura do artigo.

Portanto, não ignore o SEO! Publique seus conteúdos seguindo todos os direcionamentos básicos e estabeleça uma frequência para acompanhar o desempenho de cada artigo. Alguma taxa ruim que pode ser potencializada? Otimize seu post e continue acompanhando seus resultados.

E, além disso tudo, estimule sempre o tráfego orgânico do seu site. Divulgue-o em suas redes sociais, envie os artigos para sua base de contatos de e-mail, dentre outras possibilidades.

Construindo sua audiência

Quão óbvio foi tudo o que compartilhei contigo até aqui?

Não vejo tanta novidade e até cheguei a questionar a relevância deste conteúdo. Mas me incomoda bastante esse discurso romântico de que basta um conteúdo de valor para que a mágica aconteça.

Comunicar hoje em dia vai muito além do que é dito e do como é dito. ONDE DIZER e PARA QUEM dizer direciona muito os seus resultados.

Sobre que outro canal você abordaria para falar de construção de audiência?

Deseja se aprofundar na construção de conteúdo para a web? Acompanhe esta sequência de artigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.