Quando se vive um sonho ou objetivo traçado, a melhor parte, pra mim, é me perceber trabalhando duro e com dedicação integral. É como se eu estivesse descobrindo o sentido da vida, com o engajamento e motivação em alta, e em minha melhor atuação.
Mas, ironicamente, é comum que, uma vez alcançado alto nível, decaímos, logo em seguida, por um pedido de socorro ou exaustão, por aquele segundo que se passa em que a consciência vem novamente questionar: qual o sentido dessa “corrida” mesmo?
Já se sentiu assim?
Todo mundo se vê estagnado em algum momento da vida
Isso é normal, eu acredito. Não importa do que se trata, todos tendemos, quase que por inércia, a estagnarmos. Mas o que fará a respeito? É isso que irá te definir.
Seguimos avançando cegamente. E isso tem que mudar!
Muita coisa que você está fazendo considerando ser “o caminho correto”, pode, na verdade, estar trabalhando contra você e te tornando contraproducente. Reveja os processos, reveja as prioridades, reveja a forma como tem se organizado.
Está no nosso inconsciente: nunca desistir e permanecer trabalhando duro. Mas o que seria o tal trabalho duro? Você o tem feito com estratégia e inteligência?
Buscamos pessoas bem-sucedidas porque queremos ouvir suas histórias inspiradoras sobre como conseguiram superar grandes obstáculos e como continuaram a fazer o que fazem.
E aqui está a incoerência: sua própria paixão é o que pode estar te levando para trás! Você caiu na armadilha, acredita que só por estar seguindo seu coração, tudo vai ficar bem. É onde se encaixa perfeitamente a falta de compromisso, a falta de metas, a falta de objetivos bem definidos e alcançáveis. Tudo se mantém na esfera do sonho.
Como podemos avançar, mas com inteligência?
Alguns passos que eu considero importantes e esforço-me para aplicar no meu dia a dia, quando necessário:
1. Interrompa o que está fazendo
Sim! Largue o que está fazendo. Pare completamente porque você precisa de uma pausa.
Acredito que as pessoas subestimam o poder de uma pausa por um ciclo vicioso de ansiedade em que não é permitido parar de se mover.
No entanto, é na pausa que você encontra espaço para refletir e obter a clareza que precisa.
2. Recorde o porquê
Por que você faz o que faz do jeito que faz? Ficou confuso, ok. Mas, se lembra? Você tem que lembrar.
Qual a sua razão sólida para ter chegado até aqui? É fácil esquecer isso no meio de trabalho, especialmente quando o dia a dia se torna estressante. Mas, nada é melhor do que o seu porquê. E isso só se aplica a você e para você. Muitas vezes estagnamos porque perdemos o horizonte. Escreva sobre as suas razões. Estude-as!
3. Inspire-se novamente
Inspiração tem prazo de validade. Você pode sentir que está emocionalmente motivado neste momento, encorajando-se constantemente para a ação. No entanto, isso pode ser rapidamente substituído por outras emoções.
Recarregue-se! Encontre outras maneiras de se inspirar. Fale com as pessoas. Conheça aqueles que chegaram aonde você deseja chegar. Frequente eventos que valorizem a criatividade.
O principal é que, através do autoconhecimento, encontre as próprias fórmulas para ativar o seu engajamento e a sua motivação pessoal.
4. Peça ajuda
Você pode saber muito, mas o que você sabe é suficiente?
É ok pedir ajuda de vez em quando. Ninguém é um poço de conhecimentos sem fundo. Sua paixão por si só não pode alimentar os seus projetos ou mesmo dizer-lhe o que fazer a seguir.
É fácil se perder nos sonhos e aspirações de querer fazer tudo sozinho e, em seguida, desfrutar de todas as recompensas. No entanto, isso é só utópico. Grandes ideias surgem pelo envolvimento com pessoas. O melhor é que trabalhe no que você é realmente bom, com abertura para pensamentos divergentes ou mais atualizados sempre, e deixe que os outros lidem com as áreas que fogem da sua competência.
5. E claro:
Lembre-se que você não está só! Isto significa que todos se encontram estagnados em algum momento da vida. Ou mesmo, desanimados.
Não se estresse demais, sequer deixe que a desilusão te domine. É normal.
O que vai interferir diretamente na sua vida é a forma como lida com isso. O que irá fazer?